{"id":1799,"date":"2020-02-06T07:53:08","date_gmt":"2020-02-06T10:53:08","guid":{"rendered":"http:\/\/multiplicacontabilidade.site.contabilit.com.br\/?p=1799"},"modified":"2020-02-06T07:53:08","modified_gmt":"2020-02-06T10:53:08","slug":"cinco-passos-para-quem-quer-adotar-inovacao-em-sua-empresa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/multiplicacontabilidade.com.br\/2020\/02\/06\/cinco-passos-para-quem-quer-adotar-inovacao-em-sua-empresa\/","title":{"rendered":"Cinco passos para quem quer adotar inova\u00e7\u00e3o em sua empresa"},"content":{"rendered":"
A inova\u00e7\u00e3o, de uma maneira geral, \u00e9 associada a grandes empresas, que possuem estrutura, processos sistematizados e recursos para investir em tecnologia para gera\u00e7\u00e3o de novos produtos e servi\u00e7os.<\/span><\/p>\n Assim, a maioria dos empres\u00e1rios donos de pequenos neg\u00f3cios acredita que na realidade em que atuam, inovar \u00e9 muito dif\u00edcil porque as equipes s\u00e3o pequenas e os recursos est\u00e3o totalmente direcionados para o neg\u00f3cio atual, al\u00e9m do alto valor de investimento.<\/span><\/p>\n As cinco etapas apresentadas pelo Sebrae ajudam os empreendedores a conceber, gerar e implementar um plano de inova\u00e7\u00e3o. Mas, para que isso aconte\u00e7a, um requisito \u00e9 que a empresa esteja motivada para inovar, ou seja, de nada adianta ter um m\u00e9todo se o empreendedor n\u00e3o o colocar como prioridade.<\/span><\/p>\n Fase 1: Estou preparado para inovar?<\/span><\/p>\n O objetivo dessa fase \u00e9 fazer com que a equipe (o envolvimento do time \u00e9 essencial) da empresa reflita sobre suas pr\u00e1ticas de inova\u00e7\u00e3o e os resultados alcan\u00e7ados at\u00e9 o momento. Al\u00e9m disso, a empresa precisa refletir sobre problemas de seus clientes ou potenciais clientes que podem ser oportunidades para inovar. Ao final dessa fase, a empresa ter\u00e1 consci\u00eancia do seu est\u00e1gio e a infraestrutura dispon\u00edvel para inovar.<\/span><\/p>\n Fase 2: Em que inovar?<\/span><\/p>\n Durante essa fase, a empresa avalia e valida qual \u00e9 a oportunidade de inova\u00e7\u00e3o que pode trazer maiores resultados, com base nos problemas que foram elencados com a equipe na Fase 1 e definir\u00e1 aquele que tem maior mercado e que entregar\u00e1 maior valor ao cliente.<\/span><\/p>\n \u00c9 importante conhecer bem o seu cliente (ou potencial cliente) para entender ou identificar qual o problema\/necessidade que ele enfrenta ou precisa resolver. Quanto melhor for a solu\u00e7\u00e3o encontrada, maiores ser\u00e3o os ganhos. \u00c9 importante lembrar que existem v\u00e1rios problemas a serem resolvidos, mas poucos s\u00e3o economicamente interessantes.<\/span><\/p>\n \u00c9 neste momento tamb\u00e9m que a empresa precisa ir para rua (mercado) e conversar com clientes para validar o problema. Essa fase \u00e9 esquecida por muitos empreendedores, o que reduz drasticamente a chance de sucesso do lan\u00e7amento do novo produto, processo ou modelo de neg\u00f3cio, o que causa frustra\u00e7\u00e3o e desperd\u00edcio de recursos. Ao final dessa fase, a empresa ter\u00e1 um problema validado.<\/span><\/p>\n Fase 3: Qual \u00e9 a solu\u00e7\u00e3o?<\/span><\/p>\n Uma vez identificado o foco da inova\u00e7\u00e3o (problema validado), o pr\u00f3ximo passo \u00e9 estruturar uma solu\u00e7\u00e3o inovadora que atenda ao que o cliente est\u00e1 tentando fazer e n\u00e3o consegue, cuja oportunidade foi identificada na fase anterior.<\/span><\/p>\n \u00c9 importante desenvolver ideias de como resolv\u00ea-lo de forma inovadora: qual a melhor oferta a ser feita ao mercado? Quais as melhores tecnologias? Quais tipos de inova\u00e7\u00e3o posso explorar para resolver o problema? Quem j\u00e1 est\u00e1 fazendo algo semelhante? Na fase idea\u00e7\u00e3o, temos sempre dois momentos: um de ideias livres (divergente) e, depois, uma sele\u00e7\u00e3o das melhores ideias (convergente).<\/span><\/p>\n Fase 4: Qual \u00e9 o modelo de neg\u00f3cios?<\/span><\/p>\n O objetivo desta fase \u00e9 que a empresa desenvolva um modelo de neg\u00f3cio vi\u00e1vel, replic\u00e1vel e sustent\u00e1vel para a solu\u00e7\u00e3o proposta na fase anterior. A empresa deve ser capaz de capturar valor a partir da inova\u00e7\u00e3o e estimar custos e receitas.<\/span><\/p>\n Neste momento, j\u00e1 ser\u00e1 poss\u00edvel definir a proposta de valor, segmentos de clientes e como ser\u00e1 o relacionamento com eles, canais que ser\u00e3o utilizados na divulga\u00e7\u00e3o e comercializa\u00e7\u00e3o da solu\u00e7\u00e3o, parceiros e atividades importantes no desenvolvimento, estimativa de receita e custos do projeto.<\/span><\/p>\n Para finalizar, a empresa deve criar um plano de a\u00e7\u00e3o para a implementa\u00e7\u00e3o, que dever\u00e1 conter: prazo para execu\u00e7\u00e3o, atividades, recursos necess\u00e1rios, identifica\u00e7\u00e3o de respons\u00e1veis e principalmente os resultados a serem alcan\u00e7ados.<\/span><\/p>\n Fase 5: Estou atento \u00e0s oportunidade?<\/span><\/p>\n O empreendedor precisa compreender que o processo de inova\u00e7\u00e3o \u00e9 cont\u00ednuo, por isso \u00e9 preciso estar atento \u00e0s oportunidades. Importante lembrar que os empres\u00e1rios podem contar com o Sebrae para alcan\u00e7ar esse objetivo de modo mais r\u00e1pido e eficiente.<\/span><\/p>\n